Prêmio Qualidade Brasil


INTERNATIONAL QUALITY SERVICE e o PRÊMIO QUALIDADE na Itália e no Brasil

Criado em 1950 na Itália, pela lntemational Quality Service I.Q.S. com o apoio do governo daquele país, o Prêmio Qualidade foi, inicialmente, uma das maneiras encontradas para diferenciar e selecionar produtos com melhores condições de competitividade no mercado externo e internamente incentivar a melhoria da Qualidade dos produtos e serviços italianos, consequentemente contribuindo para o aumento do nível de exportações e para a reconstrução da Itália pós guerra. Para tanto criou-se, através de um concurso nacional entre artistas plásticos, o Troféu “VlTÓRIA ALADA” e, a partir dele, um selo de qualidade que passou a ser impresso nos produtos “Made in ltaly”. Uma ampla ação de marketing foi fundamental para a rápida assimilação do selo não apenas internacionalmente como também no mercado interno, onde sua utilização ganhou status de “Qualidade Assegurada”. Desde então o prêmio vem ganhando versões em outros 21 países: Espanha, França, Grã – Bretanha, Alemanha, Estados Unidos, Coréia e Japão, entre outros.

O PRÊMIO NO BRASIL

Em nosso país a I.Q.S. atua desde 1977, quando realizou em São Paulo a primeira edição do Prêmio Qualidade Brasil, cujos objetivos eram incentivar a qualidade em todos os níveis, premiando empresas com destaque na Gestão de Qualidade e resultado final junto ao mercado consumidor. Para a definição dos prêmios atribuídos a empresas, são realizadas análises através de questionários submetidos a profissionais qualificados para avaliar a qualidade de produtos e serviços oferecidos. Alguns anos após a realização da primeira edição do Prêmio Qualidade no Brasil, a IQS introduziu em São Paulo algumas homenagens a Artistas e Esportistas como forma de reconhecer e incentivar a qualidade da produção cultural brasileira.

PERFIL DAS EMPRESA

O Prêmio Qualidade Brasil propõe-se a promover no meio empresarial a preocupação permanente de oferecer produtos e serviços de alta qualidade aos clientes e consumidores, incentivando seu aprimoramento e desenvolvimento. Mais que números favoravelmente positivos e posições de destaque em “rankings” gerais e/ou segmentados a I.Q.S. procura evidenciar empresas cujo esforço e determinação levem ao atendimento das necessidades e expectativas de seu mercado consumidor. Desta forma entre os premiados destacam-se empresas com grandes investimentos na área de controle e gerenciamento da Qualidade, na sua maioria de grande e médio porte, que tenham conseguido ultrapassar a questão da normatização técnica e promover e instituir a Qualidade como “Cultura” compartilhada por todos e fator fundamental para a competitividade do negócio, gerando resultados concretos para a empresa, funcionários, parceiros e, principalmente, clientes. Por outro lado destacam-se também empresas de pequeno e médio porte que embora não tenham implantado um programa de qualidade total e/ou obtido a certíficação dentro das normas ISO 9000, apresentam um grau de esforço e empenho que resultam em diferenciais altamente competitivos e na plena satisfação de seus clientes. Dessa forma além do incentivo do Prêmio Qualidade Brasil, a International contribui para desmistificar a Qualidade Total e seus instrumentos junto a essas organizações, tornando-a acessível a um número cada vez maior de empresas.

PROCESSO DE SELEÇÃO

Anualmente a lnternational Quality Service envia para empresas de vários segmentos de todo o Brasil questionários onde são abordados temas relativos a gestão de Qualidade e desenvolvimento empresarial. Nesse questionário as empresas contatadas também fazem indicação de clientes, fornecedores e/ou outras empresas que considerem que estejam atuando com qualidade em seus setores de atividades. Essas informações somadas à outras obtidas junto à organismos empresariais, órgãos de imprensa e instituições ligadas à área de qualidade são utilizadas como ponto de partida para indicações ao Prêmio Qualidade Brasil. Todas as empresas indicadas recebem um questionário de avaliação que é analizado por técnicos da Divisão de TQCS da lnternational que elaboram um Parecer Técnico que é submetido a apreciação da Comissão executiva do Prêmio Qualidade Brasil. O Prêmio também pode ser conferido a pessoas físicas em reconhecimento à realizações e trabalhos desenvolvidos. Visitas Técnicas também podem ser agenciadas visando conhecer “in Loco’ os resultados apresentados pelas empresas indicadas.

Fonte: Prêmio Qualidade Brasil

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